sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rugas


As rugas faciais são uma das alterações de envelhecimento da pele mais notadas e indesejadas pelos pacientes que procuram as clínicas de tratamento de pele.
As rugas aparecem pelo envelhecimento cronológico ou verdadeiro, que é o esperado com o passar dos anos, e inevitável. Mas, também podem surgir precocemente ou se intensificar quando a pele é exposta de forma abusiva e continuada aos raios solares, além de outros fatores, como tabagismo e dieta inadequada.
 Existem dois tipos de alterações:
Rugas de Expressão – É a acentuação permanente das pregas normais da face, que surgem quando fazemos alguma movimentação facial, como sorrir, assoviar. Exemplo: pés-de-galinha e rugas peribucais (em torno da boca).
Sulcos – Os sulcos são secundários ao afrouxamento da pele e da musculatura facial, que acontecem com a flacidez e ação da gravidade. Exemplo: Sulco nasogeniano – chamado de bigode chinês.
A melhor maneira de retardar o surgimento das rugas é a manutenção de um hábito de vida saudável, que inclui alimentação equilibrada, com grãos, frutas e vegetais frescos, prática diária de atividade física , redução do estresse, cessação do tabagismo, hidratação cutânea adequada, uso de filtro solar diariamente, associado à terapias estéticas que além de preventivas são capazes de atenuar ou eliminar rugas que já existem.

Podemos classificar as rugas em três graus progressivos:
Grau I:
Formação de rugas pelos músculos faciais de expressão sem alteração permanente do relevo da pele (derme e epiderme)
Grau II:
Formação de rugas com alteração dermoepidérmica permanente (a ruga é visível mesmo com o paciente sem movimentação ou expressão facial).
Grau III:
Formação de rugas e depressões com alteração dermoepidérmica e do tecido subcutâneo (gorduroso), são portanto, permanentes e profundas.

Quanto mais avançado o grau das rugas, mais invasivos se tornam os procedimentos. A melhor atitude é iniciar tratamentos preventivos, antes que as rugas ultrapassem o Grau I. Desta forma, o resultado é mais natural e os custos menores. O paciente deve entender que a indicação do início do tratamento não acontece com uma determinada faixa etária, e sim, depende das alterações cutâneas já presentes, do tipo e cor de pele, da tendência familiar às rugas, dos hábitos de vida, etc.
Os tratamentos devem ser indicados sempre por médicos.

Em nossa estética, oferecemos várias terapias para as rugas e sulcos.
Conheça-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário